Notícias on-line

 

Quem é Octávio Bezerra

 

Diretor, produtor e autor independente, Octávio Bezerra começou como técnico em produções nacionais e estrangeiras , como diretor, inicia na realização de curtas metragens entre eles o " AMERIKA ", exibido em diversos festivais internacionais.

Atinge o mercado internacional com o M.M. " A RESISTÊNCIA DA LUA ", filme que fala da importância da cultura negra e a preservação do Patrimônio Histórico do Pelourinho.

Seu primeiro L.M. " MEMÓRIA VIVA – UM FILME SOBRE ALOÍSIO MAGALHÃES " busca,a partir do pensamento e da política cultural de Aloísio Magalhães, quais referenciais da cultura brasileira que estabelecem a identidade da cultura nacional, recebe o Prêmio Especial do Juri do Festival Internacional do Rio 87, Melhor Filme no 21º Festival do Cinema Brasileiro de Brasília e também da Jornada de Cinema da Bahia.

O premiado L.M. " UMA AVENIDA CHAMADA BRASIL " que alcançou apoio e reconhecimento, desde os moradores das comunidades onde foi filmado, com 3500 assinaturas, até dos Festivais Internacionais que participou. Dentre os prêmios, recebeu: 1º Coral Documentário,Prêmio OCLAE,Prêmio SAUL YELIN, no 11º Festival del Nuevo Cine Latino Americano – Havana 1990. Além de Ter participado de diversos Festivais Internacionais , foi exibido e distribuído em 50 países.

Em co-produção com o Channel Four realiza " HALTHING THE FIRES " que recebe Melhor Direção no OKOMEDIA 90 – Alemanha tem exibição em 26 países em broadcast e em 112 países non-broadcast.

Em 1992, com o filme "LIFE IN DEBT", co-produzido pela BBC, recebe o Panda de Ouro, considerado o Oscar Verde, no Festival de Wild Screen Bristol.

Com o L.M. "A DÍVIDA DA VIDA" participa de vários festivais recebendo, entre outros, os prêmios Margarida de Prata da CNBB , Glauber Rocha e Melhor Filme na XX Jornada de Cinema da Bahia, 1º Prêmio Coral no XV Festival del Nuevo Cine Latino Americano de Havana.

Seu roteiro "ATLANTIDA" recebe o prêmio Hubert Balls do Festival de Rotterdan 93, Montecinemaveritá de Locarno e o prêmio European Script Found.

Em 1996 finaliza o L.M. "O LADO CERTO DA VIDA ERRADA" que lhe dá os seguintes prêmios de Melhor Trilha Sonora no XXIX Festival do Cinema Brasileiro de Brasília ,o prêmio Coral Opera Prima e Melhor Edición no 18º Festival del Nuevo Cine Latino Americano, além do prêmio dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça.

A partir de 1997 realiza uma série de vídeos educativos e culturais de História e Especiais para TV voltados para formação de professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Em 2004 finaliza o Documentário “CINE JORNADA” de 52 minutos, sobre o cinema invisível realizado no Brasil em beta digital ,

Desde 2001,quando finalizou o roteiro e iniciou as filmagens , busca recursos para finalização do musical Afro - Brasileiro intitulado “NIZINGA”, Longa Metragem, 35 milímetros.filmado em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.

Contato:

OCTÁVIO BEZERRA CINEMATOGRÁFICAS - Lad. Do Ascurra, 143-Cosme Velho, Rio de Janeiro – RJ – Brasil - Tel/fax: 55 21 285-2386

Copyright© 2006/2008 - AULA - AssOciAçãO UniVeRsiTáriA LaTinO AmeRiCaNa
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Produção e Gerencia: Leonardo Lopes