Voltar para o Início
Ata - Assembléias
Diretoria
Parcerias
Eventos
Projetos
Artigos do Presidente
Atos do Presidente
Atividades teatrais do Presidente
Moções e Diplomas
Fotos Históricas da Maré
Centro de Artes e Cultura Popular da Maré
Fale Conosco

 

Notícias em Tempo Real
 

 

A DESGLOBALIZAÇÃO DA FOME


Os milagres da multiplicação dos pães e peixes aconteceram para combater a fome. Os milagres das curas – a restauração da saúde – (não existia hospitais) e o da ressurreição (direito à vida) – não existia o milagre da medicina moderna de hoje.

O discurso socialista e inflamado, contra a ganância e o egoísmo dos mercadores, políticos e classes poderosos se deram há exatamente 2003 anos atrás pelo líder carismático Jesus Cristo, que não era do PT, considerado por muitos como revolucionário, socialista ou comunista, por suas defesas intransigentes em defesa das camadas mais pobres. Jesus levou alguns séculos até ser aceito pelo mundo como líder espiritual do Planeta. O ex-metalúrgico Lula, esse sim, do PT, levou 13 anos para ser aceito pela sociedade e eleito presidente da República.

Lula prometeu com o projeto “Fome Zero”, que é o marco inicial na história dos “pobres, dos ofendidos, dos humilhados, dos miseráveis e dos desgraçados socialmente no Brasil”, que combateria a miséria e a fome de 45 milhões de brasileiros.

O projeto foi lançado dia 29 de janeiro, no estado mais pobre do Brasil: o Piauí. Tanto em Porto Alegre como em Davos, Lula foi a estrela principal do fórum social e, lembrando o grande líder negro Martin Luther King, ele também tem o sonho de alimentar milhões de brasileiros pobres e de diminuir a injustiça no mundo. O primeiro passo, de uma caminhada de mil milhas, já foi dada por Lula, resta saber se todos os homens e os segmentos da sociedade que o cercam vão caminhar juntos nesta jornada para derrotar o maior inimigo da Terra: o egoísmo do próprio homem e acabar com a fome que deveria ser considerado crime contra a humanidade.

E é contra a fome, a falta de saúde, a corrupção, preservação do planeta, reforma agrária, preconceitos e egoísmo que o homem vai continuar lutando no século XXI para tentar restaurar a paz, a liberdade, a igualdade, a fraternidade e o equilíbrio social entre os homens em detrimento das guerras.

O MUNDO PRECISA DE PAZ!
Nos jornais, Lula critica países ricos que gastam bilhões em guerra enquanto milhões de pessoas no mundo passam fome. Um apelo de estadista para que o mundo encontre o seu equilíbrio e reencontre a paz .

Lula falou para 156 nações, 5.717 ONGs, quatro mil jornalistas e um público total de 100 mil pessoas nos fóruns de Porto Alegre e Davos.

A proposta de Lula, que agradou a todos, é que o G-7 (grupo dos sete países mais ricos do mundo) e os investidores internacionais financiem um fundo global de combate à fome e à miséria. Os fundos são uma idéia viável, evitar-se-iam as mortes por desnutrição, tuberculoses e muitas outras doenças para 2 bilhões de pessoas que vivem aquém da linha da pobreza no mundo.

Os Estados Unidos prometeram, “sensibilizado”, subsídio ao “Fome Zero” e à política social do presidente Lula, anunciando que pretendem amparar o Brasil, no combate à fome, contribuindo para reduzir a pobreza financiando e incentivando às pequenas e novas empresas, usando recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (BIRD). Outra maneira de ajudar seria através da área comercial.

Resta aguardar se os americanos não vão discriminar o Brasil com negociações bilaterais, como por exemplo, na polêmica criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA)

*Reinaldo Cunha
Presidente da Aula

Copyright© 2006/2008 - AULA - AssOciAçãO UniVeRsiTáriA LaTinO AmeRiCaNa
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Produção e Gerencia: Leonardo Lopes