Voltar para o Início
Ata - Assembléias
Diretoria
Parcerias
Eventos
Projetos
Artigos do Presidente
Atos do Presidente
Atividades teatrais do Presidente
Moções e Diplomas
Fotos Históricas da Maré
Centro de Artes e Cultura Popular da Maré
Fale Conosco

 

Notícias em Tempo Real
 

 

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES


A palavra Ética pressupõe responsabilidade nas ações, sejam elas de cunho físico, social, profissional ou familiar. Entende-se por Ética, elemento composto por uma conduta operacional regida de uma diretriz previamente estudada e acordada por uma categoria qualquer, tanto profissional, familiar e outros.

Os elementos para a formação de argumentos sobre esta posição partem da premissa que a empresa é um segmento importante para a sociedade e exerce um impacto significativo nas políticas sociais. Dessa forma, pode-se dizer que as empresas têm uma parcela a contribuir para a melhoria do bem estar na sociedade.

A Ética também está relacionada à discussão filosófica da linha de conduta humana, enquanto a responsabilidade social está mais aplicada à conduta organizacional.

As organizações modernas têm uma real preocupação com a questão social, principalmente no que se refere às comunidades situadas ao seu redor. Com as novas legislações e os novos setores de recursos humanos, podemos dizer que a falta de investimentos na área social repercutirá diretamente nas ações empresariais e nas ações dos funcionários.

Além do que, com as novas exigências do mercado, através das certificações de qualidade, os chamados “ISO”, as empresas se viram obrigadas a se adequarem aos investimentos sociais.

Para isso, elas precisam se ater a um dos componentes básicos para a composição de um certificado, que é o “Balanço Social”, ou seja, um demonstrativo físico-financeiro que representa o quanto a entidade investiu na área social.

Assim, a definição da palavra Ética pode e deve ser posta a serviço das organizações, para que as mesmas consigam desenvolver uma política séria voltada às suas responsabilidades.


*Reinaldo Cunha
Presidente da Aula

Copyright© 2006/2008 - AULA - AssOciAçãO UniVeRsiTáriA LaTinO AmeRiCaNa
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Produção e Gerencia: Leonardo Lopes