Voltar para o Início
Ata - Assembléias
Diretoria
Parcerias
Eventos
Projetos
Artigos do Presidente
Atos do Presidente
Atividades teatrais do Presidente
Moções e Diplomas
Fotos Históricas da Maré
Centro de Artes e Cultura Popular da Maré
Fale Conosco

 

Notícias em Tempo Real
 

 

Balanço geral das ações da ASFUNRIO em 2007

*Reinaldo de Jesus Cunha

O ano de 2007 foi um ano de conquistas em várias frentes de atuação, para todos os associados da Asfunrio. Resultado de parcerias com empresas e entidades da sociedade civil. A começar, destaco as parcerias feitas com as universidades, que mantiveram o oferecimento de bolsas de estudos com a redução da mensalidade em alguns casos em mais de 70%. Uma das que concedeu esse descontou foi a Universidade Simonsen. Em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, a Asfunrio desenvolveu uma parceria com o Centro de Odontologia da instituição, que permite ao associado fazer um tratamento de alta qualidade a custo relativamente pequeno. Com a Casf/Alacoro, empresa parceira na área de seguro de vida, automóvel e plano de saúde, tivemos a felicidade de contar com os menores preços, além do atendimento especial aos nossos associados. A Casf/Alacoro disponibilizou um plano de saúde específico da Unimed, com cobertura total, que permitiu um pronto atendimento para vários casos, principalmente para aqueles que necessitaram fazer cirurgia urgente.

Um dos grandes investimentos da Asfunrio em 2007 foi no Departamento Jurídico, que já beneficiou mais de mil pessoas. No início, começamos esse projeto sem custos adicionais, pois estava reservado ao associado apenas a orientação gratuita. Mas as idas e vindas aos fóruns, às audiências, sem contar com o “azeitamento” da máquina burocrática obrigou a Asfunrio investir no seu corpo jurídico, para garantir o funcionamento do departamento. Desta forma, houve contratação de profissionais do ramo e ainda de estagiários para agilizar a resolução dos processos em diversas áreas. Isso está fazendo repensar a criação de uma taxa administrativa, para o pagamento do acompanhamento processual dos associados assistidos pelo Departamento Jurídico. Mas a questão, por enquanto, está ainda em estudo. Com o sucesso garantido, pretendemos em 2008 melhorar ainda mais o atendimento, que será feito de forma personalizada e com hora marcada.

No decorrer de 2007, fizemos também doações de cestas básicas aos alunos das oficinas de capoeira do Centro Ypiranga de Pastinha e para o projeto Resgate do Samba do Instituto Istambul, ambas situadas no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Além disso, produzimos vários documentários em parceria com a Associação Universitária Latino-Americana (Aula), que servem de instrumento social para ampliar o conhecimento deste setor que tanto necessita de novos olhares.

Melhoramos também a nossa estrutura administrativa através da compra de equipamentos de informática, programas de computadores, e com a distribuição de correspondências aos associados, por onde são informados sobre o andamento de processos e outros informes de relevância na associação. Investimos em um jornal on-line, impresso e num web site, permitindo uma maior transparência das ações da Asfunrio. Muitos são os desafios para o ano de 2008, com uma nova diretoria (ver expediente na 2ª página). Acreditamos no crescimento institucional e um maior engajamento da Asfunrio, já que estamos no terceiro mandato no Conselho Municipal de Assistência Social. Na qualidade de Conselheiro do Conselho de Administração do PREVIRIO, vimos nossa proposta da diminuição dos juros para a compra da casa própria, que poderá ser em qualquer lugar do Rio de Janeiro, além do auxilio creche. Na Asfunrio você pode confiar, basta se associar. É A ASFUNRIO TRABALHANDO POR VOCÊ.

* Reinaldo é presidente da Asfunrio e conselheiro do Conselho de Administração do Previ-Rio.

Copyright© 2006/2008 - AULA - AssOciAçãO UniVeRsiTáriA LaTinO AmeRiCaNa
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Produção e Gerencia: Leonardo Lopes