GRES PORTELA - NO VOO DA ÁGUIA, UMA VIAGEM SEM FIM...

Teteu José, A Voz da Marques da Sapucaí e produtor de carnaval, esteve em Osvaldo Cruz, Madureira na Quadra da Portela a Majestade do Samba, dia 18/09/2015, sexta para sábado, participando da eliminatória do Samba Enredo do Carnaval de 2016, cujo Tema: “No Voo da Águia, Uma Viagem Sem Fim” do Carnavalesco Paulo Barros. Paulo Barros resume a sinopse, dimensionado o homem como um ser andarilho, que migra constantemente de um lugar para outro repleto de sonhos e fantasia. “O homem é um ser inquieto. Deseja, busca, vence desafios que encontra em seu caminho e nunca desiste. Inventa e se reinventa para percorrer grandes distâncias, romper fronteiras, ganhar o mundo. É capaz de criar um mundo virtual para navegar e chegar a todos os cantos do planeta sem sair do lugar. Esse desejo de buscar o que não está ao alcance de sua mão faz do homem um viajante que vive uma procura interminável. Avançar, descobrir, ir em frente, continuar. Para viajar, basta existir... A viagem não acaba nunca... O fim de uma viagem é apenas o começo de outra”...

Segundo Teteu José, a Portela é uma das principais escolas de samba, com um numero significativo de Títulos, 21 vezes campeã do Carnaval. “A escola vem de um terceiro e quinto e lugar, com disposição de chegar em segundo ou em primeiro lugar, pelo menos pelo que vem mostrando os números do crescimento da escola. Com um time composto por personalidades do mundo do samba, carnavalesco consagrado como Paulo Barros, Tia Suríca, Velha Guarda da Portela, Sergio Procópio, Cavaquinista da Velha Guarda da Portela e Marcos Falcon, esse time, vai brigar pelo título. No mínimo vão brigar pelo terceiro, segundo ou primeiro lugar. Quem viver verá”, finalizou.

Em entrevista dada a imprensa, no Jornal O Dia online, em 14/05/2015, Barrou definiu o samba enredo da escola, baseado nas migrações constantes viagem do homem, em busca de um paraíso. “O Homem é um eterno insatisfeito e por isso busca aventurar-se em viajar, buscar algo novo, daí a importância de buscar retratar as grandes viagens da historia da humanidade”. Para o Carnaval de 2016, Barros pretende levar a Portela, a conquista titulo de campeão. O segredo vem através do “vôo de uma águia, uma viagem sem fim”. Segundo Barros: “O voo da Águia da Portela, em 2016, nos conduzirá a lugares distantes, uma viagem sem fim que atravessa a história da humanidade. Desde a Antiguidade, as viagens se tornaram uma prática constante pela expansão de fronteiras, por conquistar novos horizontes e fortunas, adquirir conhecimento”.

Ao todo foram inscritos para disputa do samba enredo, mais de 35 sambas, de compositores que disputam a preferência do samba enredo de 2016. Dos sete sambas que estão em disputa, restam 06 seis, que disputam a simpatia da comissão julgadora. A GRES Portela estava com lotação e capacidade máxima devida a mobilização da Ala dos Compositores, que disputavam a preferência da comunidade Portelense, sócios, fundadores e o publico em geral que torce pela escola. Cada compositor mobilizam centenas de pessoas, adeptos da melodia, o samba que vai pra avenida. E assim, cada samba entra em seu tempo cronometrado na quadra, cantando o samba da preferência do publico, sobre os olhares atento do Departamento de Harmonia, que disciplina a entrada e saída dos compositores, e do publico torcedor do samba enredo. Quando um samba entrava no salão cantado seu samba preferido e retirando-se em cumprimento regimental. Imediatamente a turma da faxina retirava o lixo, jogado no chão, mantendo a quadra sempre limpa. Um dado positivo da GRES Portela é a limpeza, higiene dos banheiros masculinos e femininos estavam rigorosamente limpos e perfumados. O atendimento no Balcão, dos bares a mesma coisa, a equipe de trabalho prestava bom atendimento de primeira, com sempre com aquele sorriso no rosto, com satisfação de atender a galera e os turistas que compareceram em grande número.

Bem atenta aos acontecimentos Tia Suríca, observava do palco tudo que acontecia, dando aquele sinal de aprovação, tudo estava perfeito. No decorrer da noite, Teteu José, aproveitou a oportunidade para perguntar ao Presidente Sergio Procópio, integrante da Velha Guarda, sobre esse grande acontecimento da escolha do samba enredo, o que foi prontamente respondida na ponta da língua. “Temos sete sambas em uma disputa, em uma competição muita acirrada. Cada vez fica mais difícil a escolha de uma samba vencedor. O júri é responsável pela escolha do melhor samba que representa a tradição da escola e é sempre assim.

Eu tenho certeza que o samba que sair daqui vai representar bem na avenida” finalizou. No final lá pelas 5:0h da matina, Teteu José perguntou ao Marcos Falcon, Vice-presidente da Escola, sobre a escolha do samba enredo 2016. “Foram mais de 35 sambas em disputa e eliminamos vários. Na próxima semana a escola corta mais um até chegar três no final. Os próprios compositores acreditam na transparência da escola, trazendo sua torcida, como uma espécie de referendo a lisura e conduta dessa direção. Veja como a quadra esta cheia? Veja: o samba eliminado hoje trouxe uma numerosa torcida e tenho certeza que na próxima semana, os que continuaram, vão continuar a mobilização trazendo um publico ainda maior. As regras aqui na Portela são claras e transparentes, pois, aceitamos sugestões e isso tem feito a diferença. Tudo que realizamos aqui discutimos com os compositores. Tomara que a Portela consiga realizar um carnaval exemplar para o grande publico, para aqueles que julgam na avenida, e venhamos no consagrar campeão”, finalizou.

Nesta sexta dia 25/09/2015, a quadra da Portela, fara o corte de mais 06 sambas, que continuaram a disputa. o Endereço é na Rua Clara Nunes, 81, em Madureira. A entrada custa R$ 15. A mesa custa R$ 50. Informações: (21) 3256-9411. Os sambas concorrentes são: Neyzinho do Cavaco, Flávio Viana, Charles Braga, Tadeuzinho e Girão; - Samir Trindade, Wanderley Monteiro, Elson Ramires, Lapita 77, Dimenor e Edimar Jr.; - Gustavo Henrique, Bruno Lima, Thiago na Fé, Thiago Gotelip, Junior Falcão, Rafa Cavaliere, Nêgo Branco e Jorge Miguel;- Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Gustavo Albuquerque, Elias Camilo, Jorge Jr. e Alexandre Fernandes; - Jorge do Batuke, Gaúcho, Pirique, Rogério Lobo, Claudinho Oliveira, Zequinha Costa, Marcelo Queiroz e Madalena Araguaci; - Noca da Portela, Celson Lopes, Charlles André, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante e André do Posto 7.

Texto: Reinaldo de Jesus Cunha
Jornalista 0036785/RJ

LINK: http://www.gresportela.org.br/noticias/sexta-feira-e-dia-de-eliminatoria-na-portela/

 

Copyright© 2006/2015 - AULA - AssOciAçãO UniVeRsiTáriA LaTinO AmeRiCaNa
Visualização Mínima 800x600 melhor visualizado em 1024 x 768
Produção e Gerencia: Leonardo Lopes